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"Homo sapiens - Possuímos uma forte tendência a superioridade sobre outros seres, ameaçamos com nossos atos a biodiversidade do planeta e a nossa própria existência. É tempo de reflexão e mudança de atitude"

Profª Renata



"Quem muda um pedaço do mundo, muda também o mundo"

Paulo feire





segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MPB NAS ESCOLAS

Projeto MPB nas escolas leva música às salas de aula do Rio

Cartola, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Chico Buarque. Nomes inesquecíveis no cenário da música popular brasileira, estes artistas agora também farão parte do cotidiano escolar dos alunos da rede estadual de ensino.
O projeto MPB nas Escolas, parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e do Instituto Ricardo Cravo Albim pretende mostrar aos estudantes como os compositores da música brasileira influenciaram na formação da identidade cultural dos brasileiros. O programa atende à Lei 11.769, que prevê o ensino de música na educação básica a partir de 2011.
De acordo com a secretária de educação, Tereza Porto, o programa pretende enriquecer a cultura musical dos alunos e relacionar o que é dito nas letras com conteúdos de disciplinas como história, língua portuguesa e literatura. Para o incremento das aulas, as escolas já receberam um kit com seis DVDs, seis livretos e seis cartazes.
O material de apoio foi especialmente desenvolvido pelo Instituto Ricardo Cravo Albin para estimular o processo pedagógico por meio do estudo da música. No momento, a Secretaria de Educação está capacitando 1.207 docentes para o uso do material. A oficina segue até o dia 26 deste mês, nas próprias escolas.
As escolas que vão receber o ensino da música nesse primeiro momento são as 16 unidades da rede que tem Ensino Médio Inovador. Cada um dos colégios receberá um kit com seis DVDs, cartazes e livretos. Nesta primeira fase, 6.500 jovens serão beneficiados.

Fonte: SEEDUC



O C. PRESIDENTE RODRIGUES ALVES E O PROJETO MPB NAS ESCOLAS

Semana passada o projeto MPB nas Escolas foi apresentado ao corpo docente do CEPRA pela Direção, os professores receberam a notícia com muita empolgação, pois a Escola já tinha a intenção de trabalhar a música como tema transversal (Projeto Como Nossos Pais), acreditando que a mesma permite o tratamento integrado de diversos conteúdos e o que é mais empolgante, motiva os alunos devido o poder contagiante da música.

A fim de organizar a execução do projeto no CEPRA, os estilos musicais e temas foram divididos por série:

6º,7º e 8º anos do E.F. - Música Sertaneja;

9º ano E.F e 1° do E.M. - Festivais;

2° e 3° ano do E.M. - Bossa Nova;

Curso Normal - Choro;

3° turnos - Samba.

Participem!